domingo, 16 de dezembro de 2012

Não precisamos contar tudo

Eu sei que os pais possuem uma presença muito forte e marcante em nossa vida, e mesmo que não queiramos, lá estão eles nos influenciando. E mesmo que queiramos ser diferentes e independentes, lá estamos nós os imitando e agindo iguais a eles.
É fato que herdamos muitos dos erros e defeitos que mais odiamos em nossos pais, que somos obrigados a lidar com limitações genéticas oferecidas por eles e que, graças à eles, podemos adquirir traumas e mensagens ocultas catastróficas para o nosso futuro.
Mas não podemos nos rebelar contra isso, afinal se não fosse por eles não existiríamos. Se não fosse por nossos defeitos não seríamos quem somos. E as limitações servem para darmos valor para tudo o mais que somos realmente bons.
E se formos parar para pensar, não é tão ruim assim sermos, no mínimo um pouco, parecidos com nosso pais. Não importa o erro que eles tenham cometido, são pessoas antes de mais nada, e possuem defeitos, medos e limitações também.
Não se pode exigir perfeição de alguém que é igual a você, que faz parte da sua vida, de uma forma ou de outra. E é por isto que eu amo os meus pais e aprendi a lidar com todas as coisas boas e ruins que me foram oferecidas por eles.
Porque se tenho defeitos herdados, também tenho ótimos princípios e qualidades que forjam o meu caráter. Se tive traumas e mensagens ocultas que me limitaram, eu fui determinada o suficiente e sempre tive o apoio deles para ser capaz de me livrar delas e ser tão forte quanto sou hoje. E, se sou quem sou, é graças à tudo o que vi e aprendi com eles. Seja num gesto, numa palavra ou em apenas observar.
Assim, posso dizer que as boas e poucas conversas que tenho ou tive com meus pais foram marcantes para mim, e as mensagens, sejam estas ocultas ou não, são as que me influenciam para tomar minhas decisões na vida.
Quantas vezes já me peguei pensando "O que meu pai faria?", "O que minha mãe diria?". Eles são minha fonte de inspiração, e quando dizem algo, nem que seja um simples "Não precisamos contar tudo", eu carrego comigo pela vida toda, como se fosse o meu bem mais precioso ao qual eu amo acima da única coisa que sei não ser capaz de ser tomada de mim: o conhecimento e o amor.

imagem de minha autoria

12 comentários:

  1. A foto do seu post é linda, me emocionei!
    Realmente, as vezes nós reparamos tanto naquele defeito do nosso pai/mãe e quando a gente percebe, fazemos a mesma coisa rs
    Eu por exemplo, vivia dizendo que minha mãe era autoritária e coisas parecidas e não é que fiquei igual, se não pior? :D kkk

    Adorei o blog :)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Rafaela!
    Na foto são meus pais e meu primo bebê, no ano de 1990! ^^

    É, eu também tenho várias coisas que faço igualzinho meus pais, tipo ser teimosa e geniosa como o meu pai e muito irritada como a minha mãe.

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo mesmo meus pais sao minha inspiração do dia á dia .

    www.meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  5. Que texto lindo, parabéns!
    Ja estou seguindo.
    pos-descobertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o maior orgulho de ser parecida com os meus pais, independente dos defeitos e qualidades. Texto incrível, gostei muito!
    Seu blog é lindo.
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo! Eu sempre amei meus pais. E eu estudava numa escola que só tinha menininhas querendo arranjar namorado e que gostam de funk mas não querem saber de estudar, e eu era amiga delas só para não ficar sozinha e nunca fui igual a elas graças aos meus pais que me deram educação e agradeço a eles, pois sem querer ofender, os pais dessas meninas são largados e deixam os filhos também.

    Bom, em relação a sua resposta em meu post, muito obrigada por gostar do jeito de como eu levo minha vida de blogueira, haha *-* Adoro seu blog, flor!

    Beijos,
    http://nerdassumida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto e o seu blog. Trago em mim muito de meus pais e tenho orgulho disso!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  9. Meus pais não estão mais comigo, aqui pertinho :/
    cuide bem dos seus.

    HOJE MEU BLOG COMPLETA UM MÊS!
    @esteffanifontes, segue? Beijos,
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    é um imenso prazer seguir o seu blog.

    ResponderExcluir
  10. O mais difícil e importante está feito: reconhecer o quanto nossos pais são valiosos para nós. Apesar e além de tudo. Apesar e além de serem tão gente quanto a gente.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns linda!

    Muito boa tua postagem!

    E realmente muitas vezes falamos que não faremos tal atitudes que nossos pais fizeram, mas sempre se traz um pouco do jeito de nossos pais.

    Eu por exemplo, sou determinada e decidida como minha mãe, também sou chata e exigente (minha personalidade) e já de meu pai herdei o medo do novo, mas apesar de eu ter medo do novo, sempre o encaro de frente, pois sei que é para eu crescer, já meu pai, infelizmente, tem medo do novo e não o faz!

    Sei que sou o que sou, porque Deus me fez assim, e basta a gente ver o que é de bom e praticar e o que for ruim, deixar de lado, lá no cantinho do esquecimento!

    Com carinho!
    Prof Gi

    ResponderExcluir
  12. "Mel Dels" que foto antigaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    Filha, deixa eu te falar: este bebê no meu colo é a falecida Mayara.

    Lindo o teu post!
    Realmente acabamos herdando tantas coisas dos nossos pais, nas quais muitas vezes nem são boas kkk. Sem contar os traumas que a maioria vêm da nossa infância, também tenho os meus hahaha.
    Já em outras vezes as heranças até são boas, afinal de contas ninguém é tão imperfeito que não consiga passar pelo menos algo de bom para seus filhos rssss*.
    Mas o lado bom de tudo isso é que podemos ir aperfeiçoando o que herdamos de bom e ir alterando o que herdamos de ruim.
    O legal é quando conseguimos constatar as heranças kkk, só assim podemos fazer estas alterações.

    Te amo, minha filha!

    Beijinhos,
    Nanny

    ResponderExcluir

• Fique à vontade para comentar e dar a sua opinião! Todos os pontos de vista são bem vindos!

• Me avise se seguir o blog, que eu sigo de volta!

◘ Aproveite e clique em "Leu" na barrinha rosa aí embaixo, logue com o seu Facebook, e gerará pontos acumulativos que servirão para sorteios e premiações futuras.

• Deixe o LINK do seu blog no final do comentário.