quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Um desgarre da depressão


  Alguns problemas parecem pequenos depois que eu os supero, e por vezes me acho boba de ter sentido tanto medo ou de ter perdido tanto tempo em algo tão fácil de se resolver. Mas isso só acontece quando eu esqueço o quanto o problema foi difícil no momento.
  Creio que o presente realça tudo o que eu sinto, penso e faço. O passado é capaz de transformar o antigo presente em algo superior ou inferior do que realmente foi. Esta é a minha lógica quanto a achar, em certos momentos, que uma depressão é algo fácil de se desgarrar.
  Parece que me esqueço do tanto e quanto que sofri nas mãos da maldita. Óh, depressão. Um fantasma semelhante a dor, onde o corpo desta não existe e tudo o que resta são lembranças distorcidas. A dor não é lembrada, assim como o tamanho sofrimento que a depressão causa.
  Engraçado isto, engraçado mesmo. Mais um mecanismo de defesa? Bloquear sentimentos paralisantes. Talvez se eu lembrasse de fato o que senti na última depressão, talvez só de lembrar já voltasse a me deprimir. A pensar, "Oras, como me deixei deprimir assim? Isto é triste, muito deprimente", e lá estaria deprimida novamente.
  Me esforço e torço a memória para lembrar das sensações e pensamentos que me rondavam naqueles tempos. Não eram fáceis, eram concretos e reais naquele momento. Os piores sentimentos tomavam forma e pesavam sobre meu corpo, então eu estava sem forças. Para uma pessoa com saúde é muito fácil se levantar depois de uma queda, mas quem está debilitado, uma simples queda pode ser o próximo passo para o abismo.
  Das vezes que me reergui, todas elas foram por iniciativas minhas, obviamente. Mas acho importante ressaltar que o ambiente externo se tornou muito útil para a minha melhora. Um ambiente mais amigável, mais acolhedor e confiável. A depressão é uma das várias formas de fuga, então porque alguém deixaria a sua fuga dolorosa e confortável para enfrentar um mundo traiçoeiro e hipócrita? Somente por um motivo, para querer mudá-lo. Mas isto já é outra história.
  É ignorante recriminar e julgar uma pessoa por sua depressão. Certo que alguns vivem depressivos, mas isto é porque lhes falta algo aqui neste mundo para que queiram continuar "vivos" e não simplesmente habitando corpos que lhes fadigam.
  Uma coisa que sempre pude contar foi com a família e os verdadeiros amigos, isto foi essencial para as minhas melhoras. Claro que algumas vezes eles se cansavam de mim e do meu estado apático, mas sempre demonstravam amor e tolerância.
  Depressão não é coisa que se brinque, nem que se diga "É fácil superar, basta querer". Que forças tem o doente, por mais que queira, para sair de uma caverna? Ele precisa de algo que o carregue até a luz, e este algo é o ambiente externo. O ambiente externo (o mundo, a realidade) é um grande influenciador na geração dos pensamentos, e são os pensamentos a raiz da depressão, afinal ela se aloja na mente e é dos pensamentos que se alimenta.
  Criar um ambiente externo agradável é um ótimo passo para que pensamentos depressivos tomem um rumo diferente e se tornem vivos. Sim, um ótimo passo, mas não apenas isto. As várias formas de se tratar uma depressão, as várias consequências que ela traz (algumas irreversíveis), todas estas coisas devem ser pesadas na balança antes de dizer que depressão é coisa pouca, que é só querer se erguer.
  Passei por momentos onde me encontrei cansada de mim mesma, onde desejei mais que tudo voltar a ser feliz e a ver cor e sentido na vida. Mas isto não foi possível, a depressão não era mais um sentimento ruim, ela havia se tornado parte de mim e eu a sentia andando por todo o meu corpo como uma fumaça cinzenta e massante. Se eu pudesse ver meu coração, o veria banhado no escuro, assim como a minha mente.
  Eu percebia que algo estava errado, minha vista parecia embaçada e as coisas literalmente perdiam a cor. As piadinhas e brincadeiras que todos riam, não faziam sentido algum para mim. Tudo o que eu queria era que todos calassem a boca e me deixassem em paz. E se não estivesse tão fraca, teria gritado isto várias e várias vezes.
  Apenas quando meus pensamentos foram mudando é que recebi melhoras. Um ponto muito importante para combater a depressão é o pensamento. É indispensável conversar com alguém, por mais que não queira, para ver as coisas de um outro ângulo e encontrar a saída. Talvez a saída seja seguir em frente, mas nunca se conformar.
  A depressão nos cega e nos prende num ciclo destrutivo e limitado de pensamentos, onde o mundo parece ser apenas aquilo e todas as coisas se resumem naquilo. Onde não há solução, e qualquer espécie de solução parece não ser o suficiente.
  Quando cansei do meu estado apático, de forma inconsciente desengrenei o ciclo de pensamentos que me rondava dando um espaço mínimo para que novos pensamentos entrassem. Pensamentos novos, vivos e puros.
  Nos momentos depressivos sempre me acho fraca, mas depois que os enfrento é que percebo o quão forte sou. E todos que já passaram ou que resistem uma luta contra a depressão devem se achar fortes, pois realmente são! Não desista jamais, e lute sempre pensando "Apenas por hoje". "Apenas por hoje vou lutar", "Apenas por hoje vou permanecer", e conforme os dias passam você permanece firme um após o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Fique à vontade para comentar e dar a sua opinião! Todos os pontos de vista são bem vindos!

• Me avise se seguir o blog, que eu sigo de volta!

◘ Aproveite e clique em "Leu" na barrinha rosa aí embaixo, logue com o seu Facebook, e gerará pontos acumulativos que servirão para sorteios e premiações futuras.

• Deixe o LINK do seu blog no final do comentário.